domingo, 25 de novembro de 2012


Respeite meus cabelos brancos


Hoje já não os tenho, porque os tinjo, eu e muitas outras anciães que não perdem sua beleza,  não é porque estão em uma das últimas idades que se sentem feias, muito pelo contrario, são mulheres que realizadas vivem muito bem suas vidas, vendo os progressos dos filhos, netos genros e noras, para elas é como se  dissessem:

_Missão cumprida!

E assim no trilho sagrado da vida, elas caminham, eles também nossos jovens velhos, uns rançosos  as outros mais, mas sempre ali contando suas historias de vida que hoje são alicerces de sua sabedoria.

A vida só plantou em suas mentes experiências, que se os jovens tivessem paciência para ouvi-los, eles cometeriam muito menos erros devido a integridade das palavras proferidas pelos nossos conterrâneos velhos.

Há quem diga que velho já era, como estão enganados, se cada escritório, loja ou mesmo escola, tivesse um ente da terceira ou quarta idade, garanto a vocês que muita coisa ruim, que acontece nestes ambientes seria evitada, devido a prevenção de cada ancião, que marcado pela rotina vivida, sabe solucionar problemas  muito mais rápidos que qualquer jovem atual. Não estou dizendo fisicamente, mas suas palavras calmas e  sensatas farão com que todos pensem um pouco, sobre determinado assunto e o resolvam da melhor maneira possível, sem dar com os burros n’água, tendo que resolver novamente.

A sapiência do ser é o resultado de  muitos anos  de vida em qualquer setor  que exista no mundo, sua perspicácia, faz com que jamais cometerá erros do passado, tendo em vista ter aprendido muito bem a lição  de todo e qualquer acontecimento que na época lhe parecia um elefante branco.

Preocupa-me , o que acontecerá daqui a quinze ou vinte anos, com nossos velhos, principalmente porque as famílias numerosas estão diminuindo, da minha geração alguns ainda tem primos , tios, filhos irmãos,que poderão, no meu caso, quando estarei com oitenta e três anos me dar uma força, isto é se eu chegar até lá, que será de mim?

Posso observar que os nossos amigos, se apegam mais e mais a animais, isto é muito bom, pois além de leais, eles estão sempre em alerta, para qualquer acontecimento estranho, no decorrer do dia junto ao seu dono.

Não muito longe de meus olhos, um fato interessante se deu  num dia deste.

Um de nossos amigos também da nossa feliz idade, estava no seu cochilo da tarde, aquele sono dos justos, que todos merecem, quando de repente, acorda com o grito de seu animalzinho de estimação: Um papagaio:

_ Currupaco ! currupaco!  Seu |José! Seu José!

Percebe nosso amigo que estão tentando abrir seu portão,  e o seu amigo muito bem ensinado, sabe que não se entra em casa alheia sem ser anunciado.

Em segundos ele liga para as autoridades que rapidamente, chega e prendem os meliantes que estavam preparados para assalto a casa do velho senhor.

É nesta hora que a gente vê, quanto nos é importante uma companhia, se não um animal de estimação, algum cuidador que esteja sempre alerta.

A cada palavra de um ente já arqueado pelo tempo, ouvimos sempre a sensatez presente, vamos respeitar todo cabelo branco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário